204. Vanessa da Mata: “Gente Feliz (Sinceridade)”

Gente feliz não se incomoda com pouco
Eu acho que a felicidade não vem só
Os meus amigos eu escolho
São sócios da alegria que eu gosto de levar


A regra é clara: quem dirige o carro é quem escolhe a trilha sonora do tape (e agora acabo de entregar que sou do tempo do K7).

Assim, estava no carro de Cristiane, que acabara de tirar a habilitação, e passeávamos por Dourados, numa quente agradável tarde de sol. O som, conectado ao bluetooth de seu celular e rodando uma playlist do Spotify, igualmente passeava, não exatamente por paisagens, mas por diversos gêneros.

Enquanto rodávamos, uma faixa me chamou especialmente a atenção: era Vanessa da Mata com seus agudos límpidos (que, ao menos para mim, sempre lembram o timbre de Gal Costa), sob uma base guitarreira, grooveada e eletro-acusticamente percussiva.

Adorei a canção e cometi o maior dos pecados: em vez de continuar a escutar o resto do eclético repertório que adornava nosso transitar, pedi para retornarmos a “Gente Feliz (Sinceridade)”.

Lançada como single nas plataformas virtuais em 2017, a canção traz a belíssima mato-grossense acompanhada do enérgico conjunto BaianaSystem. A letra, com seu refrão imperativo – “Não procure mais / Gente que te faz sofrer / Pra quê o autoabuso / Dar o rosto a bater? / Há problemas sim / Sem beijo na boca / Sem solução mágica / Vamos trabalhar” – inscreve a canção no universo das obras de autoajuda. Nesse sentido, gosto muito dos versos “Não deixe que ninguém te tire o sorriso / Há sempre alguma coisa para celebrar”. Gostaria, até, de lembrar deles com mais frequência, para levar a vida com mais leveza.

Numa transmissão ao vivo nas redes sociais, Vanessa conta sua inspiração para compor “Gente Feliz (Sinceridade)”, junto de Maurício Pacheco e Russo Passapusso:

Lançando “Gente Feliz” pra vocês porque, no momento, o necessário é… com tantas crises que a gente tá tendo… a gente precisa lutar pra mudar, com certeza, não ficar deitadinho, sem… só reclamando, como diz a música […].

“Gente Feliz” eu fiz porque uma vez eu ouvi da Fafá de Belém (que é uma pessoa risonha, né, essa gente feliz) que a Elis Regina tinha dito pra ela pra ninguém, pra não deixar ninguém tirar o sorriso dela, porque – da Fafá -, porque da… dela, da Elis, já tinham tirado. Eu fiquei muito impactada com essa frase. Tiraram mesmo, né?

Então… eu fiquei pensando nisso anos e… e vendo a loucura que são os nossos recordes, né. Recorde de… de assassinato dos… de homossexuais, recorde de estupro, recorde de abusos… físicos… Eu… eu fico muito chocada com isso, isso me aflige muito… é… e a violência cada vez aumentando mais, porque a gente fica vendo todas essas situações políticas que não são pagas, né (pelo menos na justiça dos homens. Eu acredito muito na justiça divina e espero que todos, todos paguem), e na transformação disso.

E aí resolvi fazer “Gente Feliz”, mas falando a todos que “gente feliz” é uma, é uma necessidade de transformação, de… é… movimento. Não é uma coisa passiva, poliana, “ah, eu vou ficar aqui feliz e vendo o outro morrer ali”, não, não tô falando disso, tô falando de transformação, de sair de uma depressão […]

Com certeza, só por me apresentar essa canção, Cristiane me fez uma gente (mais) feliz! E, além de feliz, sempre muito grato por ela (a Cris) fazer parte de minha vida e minha história.

Neste dia em que completa anos, desejo mesmo a ela toda a felicidade do mundo e, como diz Vanessa em seu depoimento, disposição, determinação – e movimento!

E claro, muitas canções.

vanessa-da-mata-baiana-system.jpg
Vanessa da Mata e BaianaSystem: cantando a felicidade necessária para a luta.

Uma ótima versão ao vivo para “Gente Feliz (Sinceridade)” pode ser escutada em Caixinha de música (2018):

5 comentários

  1. Não conhecia a música,grande Vanessa da Mata,uma mistura de Gal Costa,Marisa Monte e Clara Nunes (na aparência).

    Curtir

  2. Me lembro de uma entrevista da Fafá (na revista Playboy) onde ela falava do recado da Elis,parece que valeu,a cantora continua rindo forte.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s