207. Leandro & Leonardo: “Pense Em Mim”

Em vez de você ficar pensando nele
Em vez de você viver chorando por ele
Pense em mim, chore por mim
Liga pra mim, não, não liga pra ele
Pense em mim, chore por mim
Liga pra mim, não, não liga pra ele
Pra ele! Não chore por ele!


Ontem tive um sonho engraçado e relativamente verossímil.

Estou num bar muito chique, dentro de um hotel ou local semelhante, como um cassino. Assisto à televisão ali disposta, sabendo que estamos em época de Copa do Mundo. Nesta edição do evento, o campeonato mundial está sendo antecedido por um torneio comemorativo, na linha do Torneio Início (competição realizada num único dia, com jogos mais curtos e regras diferentes, que antecedia alguns campeonatos estaduais). Parecia, também, os amistosos que ocorrem no final do ano: Amigos do Zico versus Estrelas do Brasil, esse tipo de coisa. Nesse jogo, um dos times é formado por ídolos dos anos 1990. A outra equipe também é bastante heterogênea e tem até uma mulher (que não é Marta, é uma loira, talvez a estadunidense Sam Mewis).

O time dos anos 1990 conta com o monstro Roberto Carlos na lateral esquerda (o melhor que vi jogar, sem sombra de dúvidas) e com o icônico goleiro colombiano René Higuita – que, inclusive, chega a realizar sua incrível “defesa escorpião”, um clássico absoluto para quem acompanhava o futebol à época do tetra.

No intervalo do jogo, a programação começa a tocar “Pense Em Mim”, da dupla Leandro & Leonardo, falando algo sobre o contexto noventista. E, no próprio sonho, concordo que a singela canção é mesmo um símbolo daquela década.

Acordo cheio de nostalgia.


“Pense Em Mim” foi composta por Douglas Gomes da Silva, José Ribeiro da Silva e Mario Soares. Lançada no álbum Leandro & Leonardo (1990), fez enorme sucesso, e praticamente inaugurou o prodomínio da música “sertaneja” naquele início de década.

A canção é simples temática, harmônica e melodicamente. O refrão, com seu insistente imperativo “Pense em mim, chore por mim!” é grudento. E a obra, de fato, não tem nada de sertaneja: o sujeito enunciador pode estar em qualquer lugar e, se o verbo “ligar” for entendido como “telefonar”, certamente não está no campo. Ou seja, o ouvinte urbano se identifica facilmente com o sucesso da dupla de Goiás.

Não, não há nenhum motivo acadêmico que justifique “Pense Em Mim” como o tema de hoje. Como já disse, a canção é completamente banal. Mas, para além do curioso sonho que tive, preciso render tributo ao maior sucesso de Leandro & Leonardo por um simples motivo: foi a primeira canção que aprendi a cantar de cabo a rabo.

Isso porque, em 1991, concluía a pré-escola e, para a “formatura”, alguém deixou que os pivetes escolhessem a música-tema. Não me lembro de ter havido qualquer forma de votação; imagino que alguma professora achou que “Pense Em Mim” ficaria bonitinha como canção de nossa turma, e as pobres crianças adoraram a ideia. (O mais legal é que acabei reencontrando – e convivendo com – alguns desses coleguinhas em outras etapas da vida; joguei muita bola com Gabriel, que é amigo até hoje, embora não nos vejamos frequentemente; Vitor e Rayel foram colegas no ensino médio, e soube com tristeza que este último, em 2008, perdeu a vida num acidente de moto; convivi de longe com Cláudia e um pouco com Allan, no fundamental; e cheguei a rever Tiago uma vez, numa festinha de aniversário em 1996, aliás, do próprio Gabriel).

Nunca escutei um único álbum de Leandro & Leonardo; sabia de cor algumas canções, é verdade, porque eles fizeram muito sucesso. Confesso que adorava “Um Sonhador”, do álbum de mesmo nome lançado em 1998. Achava a faixa bonita, apesar do arranjo de balada country estar contaminadíssimo com breguices dispensáveis (como o coro feminino), e me identificava bastante com a letra: sim, sempre fui um sonhador, literalmente, e o início do post é uma demonstração do quanto estou familiarizado com o universo onírico.

Mas, quando Leandro sucumbiu a um agressivo câncer naquele mesmo 1998, fiquei mais triste do que deveria. Agora sei o porquê: se “Pense Em Mim” representou para mim o início dos anos 1990, “Um Sonhador” era a trilha daquele final de década, que morria prematuramente junto com o irmão de Leonardo.

Com o nostálgico retorno do projeto “Amigos” – que promovia um bonito encontro entre Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó -, prevê-se a devida homenagem a Leandro que, nas vezes em que foi flagrado cantando solo, mostrou ser dono de um timbre belíssimo. Devo admitir: depois desse sonho de ontem, estou tentado a conferir o teor da homenagem.

Que seja linda e inesquecível – como, não tenhamos medo de assumir, o é “Pense Em Mim”.

leandro-e-leonardo.jpg
Leandro & Leonardo: “sertanejos” marcando os anos 1990.

Existem muitas versões para “Pense Em Mim”, e vale a pena comentarmos duas.

A primeira é a releitura de Zezé di Camargo & Luciano, mais pelo valor histórico e sentimental: afinal, Zezé di Camargo comparecia em Leandro & Leonardo como compositor de “O Cheiro Da Maçã”. Nada mais justo que, no Tributo a Leandro (1998), ele e seu irmão defendessem o maior sucesso do mesmo álbum. A versão tem timbres mais agradáveis, mas o arranjo permanece bastante reverente à gravação original:

E bem mais recentemente, o recifense Johnny Hooker transformou a proto-sofrência de “Pense Em Mim” numa comovente súplica com sabor soul e arranjo à Motown, com lindos sopros. A versão foi lançada como single digital neste 2019, e vale muito a escuta:

2 comentários

  1. Não sei se por preconceito-cultural ou senso-crítico ”apurado”,confesso que assustei ao ver um post com Leandro & Leonardo,mas sua justificativa me convenceu direitinho,se é que gosto-musical precisa de justificativa.Todo mundo tem seu lado e sua hora de,”Eu gosto sim e daí?” (quadro musical apresentado por João Marcelo Bôscoli na CBN).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s